A dica de hoje é sobre o tamanho de partícula

Muitas discussões surgem quando o assunto é saber qual o tamanho ideal da partícula, visto que interfere na compactação, na potência e desempenho da colhedora e principalmente na dieta do animal.
 
Dica n° 03 – Tamanho da partícula
 
Em relação ao desempenho do animal, o tamanho da partícula afeta a ruminação, atividades mastigatórias, e a quebra dos grãos impacta no aproveitamento do amido.
 
Tamanhos muito pequenos influenciam na digestibilidade da fibra, afetam a ruminação (poderá reduzir o tempo de ruminação), mas por outro lado facilitam a compactação no silo.
 
Enquanto que tamanhos muito grandes reduzem a ingestão do animal, pois provocará a seletividade da dieta, ou seja, deixará para trás os componentes mais grosseiros.
 
Alguns profissionais indicam tamanhos de 1 cm, 2 cm, 3 cm …, porém o ideal é buscar informações com um profissional da sua confiança, ele saberá indicar o tamanho ideal para o seu rebanho.
 
Além disso, converse com o seu prestador de serviços, pois as forrageiras autopropelidas contam com um sistema que possibilita variar o tamanho da partícula e processar o grão, sendo fatores essenciais para obter uma silagem de elevado valor nutricional.
 




Categorias

Arquivos

Pesquisar